Música: 10 Clipes Dirigidos Por Cineastas


Olá meus queridos leitores! Já estamos em dezembro, mal posso acreditar, um dos meus meses favoritos, principalmente por causa do Natal, alias já deixei bem claro aqui no blog o quanto eu amo. Mas vamos ao que interessa. Como todos sabem sou apaixonada por música também e isso não seria diferente com os videoclipes, muitos deles parecem com curta-metragens (alguns contam histórias, esses são meus os favoritos) e por isso deixam com uma cara bem familiar. Mas você sabia que muitos deles são dirigidos por cineastas? Não? Pois é, eu resolvi fazer uma listinha com 10 videoclipes que são dirigidos por cineastas, se eu colocasse mais, certamente o post ficariam muito longo, então serão apenas dez. Ficou interessado em saber quais? Venha dar uma olhadinha!

10. Destiny's Child - Independent Woman, Pt. 1 (Francis Lawrence)

Francis Lawrence, que dirigi Jogos Vorazes e não tem nenhum parentesco com a atriz do filme, Jennifer Lawrence, desde sempre mostrou que gosta de garotas fortes e com atítude, e não foi só com a personagem da Katniss. Em 2000 ele dirigiu o clipe da girl band famosíssima Destiny's Child, alguns anos antes da queen Beyoncé, partir para carreira solo. Além da música fazer parte da trilha sonora do filme, As Panteras. A música fala exatamente sobre o poder da mulher, a força.  "Todas as mulheres que são independentes / Joguem suas mãos para o alto para mim", diz o trecho da música. Francis também dirigiu os filmes Constantine, Eu Sou a Lenda, e os quatro filmes da trilogia Jogos Vorazes. Ele também repetiu a parceira com Beyonce no videoclipe de "Run The World (Girls)", que também é considerado um hino feminino e também fez uma parceira com Lady Gaga, no clipe de "Bad Romance" em 2009.

9. Adele - Hello (Xavier Dolan)


Nem tenho o que falar desse clipe, a não ser maravilhoso, além da fotografia impecável, o videoclipe ficou bem artístico. O responsável por isso, foi o diretor canadense de 26 anos,  Xavier Dolan, que apesar de não ser tão conhecido trabalhou nos filmes Eu Matei Minha Mãe, Amores Imaginários e Mommy. Dolan afirmou que se sentiu imediatamente conectado ao lado humano de Adele quando a conheceu porque os dois têm "a mesma abordagem artística, que envolve compartilhar com o mundo nossos momentos mais tristes e profundos". Entretanto, ele reconhece que "o vídeo não é nada original": "A letra da música diz 'Olá, sou eu', e então você vê alguém atendendo um telefone. Eu não sou bom em imaginar vídeos super conceituais". Por mais que a narrativa seja, de fato batida, o lado estético do trabalho é o principal destaque, com sua fotografia sépia. Adele contracena com o ator Tristan Wilds no vídeo, que foi o primeiro a usar câmeras IMAX em sua filmagem. No YouTube, o material já foi visto por mais de 350 milhões de pessoas em pouco mais de 20 dias. Em seus dois primeiros dias online, o clipe teve uma média de 1.6 milhão de acessos, ultrapassando a marca alcançada pelo trailer de Star Wars - O Despertar da Força.

8. Lady Gaga - Til It Happens To You (Catherine Hardwicke)

Essa música é maravilhosamente emocionante, e Lady Gaga voltou nos provando que tem potencial (e muito!) e que sabe tocar as pessoas. Eu confesso que surpreendi com a apresentação dela no Oscar, cantando a música da Noviça Rebelde, mas sempre soube que ela tinha esse poder, mas que faltava só um pouco para ela mostrar a todos. Eis que ela nos aparece com esse videoclipe que me faz chorar feito uma criança toda vez que eu assisto, o clipe dirigido por Catherine Hardwicke que dirigiu os filmes Aos Treze, A Garota da Capa Vermelha, Os Reis de Dogtown e Crepúsculo, inclusive a atriz que interpreta a vampira Rose, Nikki Reed faz parte do videoclipe junto com a atriz Kiersey Clemons. O videoclipe mostra cenas fortes de abuso sexual de mulheres (e de um homem transexual), que retrata o que muitas mulheres são submetidas no mundo inteiro, A emotiva canção de Lady Gaga foi escrita para o documentário The Hunting Ground, que aborda a alarmante incidência de estupros em capus universitários dos Estados Unidos. Pra mim, tanto o videoclipe quanto a música merecia um Grammy.

7. Arctic Monkeys - Fluorescent Adolescent (Richard Ayoade)

Sou meio suspeita para falar, porque adoro os macacos do artico, haha! Mesmo sem ligação alguma com a música e sem a presença dos integrantes da banda, "Fluorescent Adolescent" é um clipe iconico e marcou o ano de 2007, com a estreia da banda, que veio com tudo. O video dirigido por Richard Ayoade, mostra uma gangue de palhaços (Um perigo para quem tem coulrofobia) que valoriza mais hematomas do que risadas enfrentando um grupo de não-palhaços do quais não sabemos muita coisa. E por alguma razão esses dois grupos estão tentando matar um ao outro, no final do clipe, aparece alguns flahes back do palhaço e o outro homem ainda criança, que pareciam ser amigos. Okay, não entendi muita coisa do video, se alguém souber me explique, por favor. Em um programa de TV, o quarteto inglês se vestiu de palhaço para apresentar a canção, com o vocalista Alex Turner usando a roupa e a maquiagem do principal palhaço do vídeo. Vale lembrar que Richard dirigiu o filme Submarino, o qual Alex Turner (vocalista do Arctic Monkeys) fez parte da trilha sonora. 

6. My Chemical Romance -  Helena (Marc Webb)


Okay, você pode não gostar desse estilo emo gótico das trevas da banda, que fez a cabeça dos adolescentes em meados dos anos 2000. Eu, por exemplo, sinto muita falta dessa época, que considero melhor do que muitas fases que os jovens passaram durante os últimos 5 anos. Mas você se surpreenderia se soubesse que o videoclipe super dark da banda My Chemical Romance, "Helena" foi dirigido, ninguém menos que Marc Webb? Pois é, antes de fazerem adolescentes e adultos depressivos com a comédia romântica (Super realista! Mais um motivo para eu amar), 500 Dias Com Ela, Marc fez muitos jovens mancharem a cara de rímel com o video da banda. A faixa foi composta pelo vocalista Gerard Way em homenagem à sua falecida avó, sua maior incentivadora na carreira artística. Por isso, o vídeo é ambientado num funeral, com uma estética que faz um crossover entre a identidade visual gótica e a identidade visual emo.A expressão de angústia de Way é filmada com toda a dramaticidade e excessos que merece, cheio de closes. Outro destaque do vídeo são as coreografias, idealizadas por Michael Rooney, especialmente quando a atriz e dançarina Tracy Phillips levanta do caixão e baila, representando sua jornada para o pós-vida. Outra curiosidade, a igreja usada no videoclipe é a mesma usada em O Espetacular Homem-Aranha.

5. Depeche Mode - Enjoy The Silence (Anton Corbijn)

Antes de iniciar sua carreira como diretor de cinema, o fotógrafo e diretor de videoclipes fez fama com seus cliques de bandas como U2, Joy Division e Depeche Mode. No videoclipe da faixa mais famosa da banda de synthpop, a emblemática "Enjoy The Silence", Corbijn abandona (em parte) seu estilo com takes em preto e branco e alto contraste para investir numa narrativa simples, cheia de cores saturadas. O video também apresentou claramente uma referência ao livro francês, O Pequeno Príncipe, coloca o vocalista do Depeche Mode, o cantor Dave Gahan vestido, como um rei, que apesar de todo o seu poder e sua fortuna, só deseja encontrar um lugar onde possa aproveitar o silêncio. Assim como o livro de Antoine de Saint-Exupéry, a vídeo mostra uma trajetória solitária de auto-conhecimento. As filmagens foram realizadas em Portugal, Espanha e Suíça. Em 2008, Corbijn se autorreferenciou ao dirigir o clipe alternativo de "Viva la Vida", do Coldplay, que faz referência ao clipe de "Enjoy The Silence".

4. Madona - Vogue (David Fincher)

Iconico, e um clássico dirigido pelo talentoso David Fincher, que trabalhou em filmes que revolucionaram o mundo do cinema como O Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamin Button, A Rede Social e Garota Exemplar e muitos outros. Com a estética da Era de Ouro de Hollywood, grande parte das cenas são interpretações de algumas famosas fotografias de Horst P. Horst, fotógrafo de moda americano, que retratou grandes personalidades do mundo das artes. Além de apresentar Madona toda no estilo Marlyn Monroe, e algumas outras referências ao mundo do cinema, e as atrizes como Greta Garbo, Katharine Hepburn, Jean Harlow, Marlene Dietrich, Veronica Lake e claro, Marlyn. Antecipando a campanha "Free The Nipple", há uma cena em que David Fincher filma Madonna usando uma controversa camisa transparente, que deixa os seios da cantora à mostra. A MTV quis censurar o vídeo, mas a artista se recusou a ceder às pressões da emissora e apresentou o vídeo em sua forma integral. Fincher também foi responsável pelo clipe da música de George Michael, "Freedom", que também se tornou um clássico nos anos 90, apresentando modelos da Victoria's Secret.

3. Red Hot Chilli Peppers - Californication (Jonathan Dayton e Valerie Faris)

O clipe dirigido por Valerie Faris e Jonathan Dayton (diretores dos filmes Ruby Sparks e Pequena Miss Sunshinetraz os quatro membros da banda como integrantes de um jogo de video-game em terceira pessoa, que quase todos os jovens fãs do grupo no início dos anos 2000 gostariam que estivesse disponível para PlayStation 1 ou Nintendo 64.  Alias eu lembro que eu amava quando o clipe passava na MTV, quando eu era criança. Com uma estética que remete à jogos como GTA e Tony Hawk's Pro Skater, o vídeo mostra Antony Kieds nadando com tubarões em alusão à uma visão do mundo das celebridades como algo hostil. Há ainda espaço para uma certa psicodelia visual. No momento do solo de guitarra de John Frusciante, as versões em 3D dos músicos voam pelo céu em libéluas fluorescentes e no helicóptero de Leonardo da Vinci, enquanto passam por zeppelins, discos voadores e um cavalo branco alado. É uma tomada que poderia perfeitamente integrar um filme como O Congresso Futurista. A dupla também dirigiu o videoclipe "Tonight, Tonight" da banda, The Smashing Pumpkins.

2. Michael Jackson - Thriller (John Landis)

Lembro perfeitamente que eu morria de medo desse videoclipe, que é um clássico. O ambicioso curta-metragem, que custou meio milhão de dólares (quantia altíssima para a época em que foi produzido), mudou para sempre a indústria musical e é difícil pensar que o vídeo será superado um dia. O trabalho de John Landis é, praticamente, um "Cidadão Kane dos videoclipes". O Rei do Pop é retratato no ápice de sua jornada artística em um clipe que praticamente inventou o conceito de relevância que o formato tem na música moderna. Imbatível. O trabalho ajudou a quebrar barreiras raciais na MTV (que oferecia certa resistência para mostrar trabalhos de artistas negros) e foi o primeiro videoclipe a entrar para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por causa de sua relevância cultural. Landis, que foi contratado para a direção do clipe por causa de seu trabalho em Um Lobisomem Americano em Londres, que tem uma prolífica carreira como ator, diretor, produtor e roteirista de cinema, fez sua magnum opus em "Thriller", um material que irá perdurar por gerações. Inclusive me lembra muito do seriado, Teen Wolf, pelo menos para mim.

1. The Killers - Bones (Tim Burton)


Também sou suspeita para falar sobre este videoclipe, por motivos que também adoro The Killers e Tim Burton, e essa combinação ficou perfeita para mim. A parceria ocorreu em 2006, e foi o primeiro videoclipe que Tim dirigiu. Tendo a participação dos atores Michael Steger (da série 90210) e Devon Aoki (do filme Velozes + Furiosos), como casal principal, além de fazer referência a clássicos como LolitaA Um Passo da Eternidade, recriando a clássica cena do beijo à beira mar. Além de várias figuras esqueléticas e a pegada meio sombria na fotografia, que já é marca registrada do cineasta. Tudo se encaixou perfeitamente. Em 2012, Burton repetiu a parceria com a banda de Las Vegas e dirigiu o clipe da balada romântica "Here With Me", estrelado por Winona Ryder e Craig Roberts.

Comentários

Postagens mais visitadas